Seja bem-vindo e Bons estudos!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Aula 01 - Questão comentada

Pessoas,

Segue mais uma questão comentada para complementar a aula 01.

(APO – MPOG – 2008 – ESAF) 8 - Ao longo da história e, principalmente, nos dois últimos séculos, a participação do Estado na economia vem crescendo por várias razões. Identifique a única opção incorreta no que se refere às razões do crescimento da participação do setor público na atividade econômica.


a) Durante períodos de guerra, a participação do Estado na economia aumenta, mas o gasto público se reduz.

b) Mudanças tecnológicas, como, por exemplo, a invenção do motor de combustão significou maior demanda por rodovias e infraestrutura.

c) Crescimento da renda per capita, que gera um aumento da demanda de bens e serviços públicos.

d) Novos grupos sociais passaram a ter maior presença política, demandando assim novos empreendimentos públicos.

e) Mudanças da Previdência Social, pois, à medida que essa instituição passou a ser também um instrumento de distribuição de renda, isso levou a uma participação maior do Estado no mecanismo previdenciário.

Comentários:


a) (falso) Ora, isto não faz o menor sentido. Em período de guerra, o gasto público aumenta enormemente e as consequências são diretas sobre a economia. A guerra fomenta o crescimento econômico. Há países que até inventam guerras para justificar o aumento dos gastos públicos.

b) (correto) Este é um grande impulsionador de gastos do governo para atender as novas expectativas da sociedade.

c) (correto) Quanto maior a renda disponível, mais o indivíduo irá consumir e demandar bens e serviços públicos. Se ele compra um carro, vai querer ruas e estradas. Se compra uma casa, vai querer esgotamento sanitário, iluminação pública e segurança.

d) (correto) Não podemos subestimar a força dos grupos sociais na mobilização das agendas de políticas públicas.

e) (correto) Este assunto será abordado na aula 02, quando comentarmos sobre o papel distributivo de renda via seguridade social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário